O que é Coloproctologia?

A coloproctologia, também chamada de proctologia, é o estudo das doenças do intestino grosso, reto e ânus.
Incluem-se nesse grupo os tumores do intestino, as doenças inflamatórias intestinais (Doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa), a diverticulite e as doenças do ânus, como hemorróidas, fissura anal e fístula anal.

O que são hemorróidas?

Vasos hemorroidários são vasos sanguíneos normais existentes no final do reto, chamado de canal anal, que ficam junto ao ânus e têm a função de levar irrigação sanguínea para a região do ânus.

A doença hemorroidária, mais conhecida como hemorróida é a alteração desses vasos sanguíneos, que ficam dilatados, aumentados de tamanho, como varizes por exemplo.

Essa dilatação pode provocar dor, sangramento ao evacuar, sensação de peso no reto, vontade de ir ao banheiro constantemente, sensação de evacuação incompleta, ou pode não dar sintoma nenhum.

Quando a hemorróida é muito grande, pode haver a exteriorização do vaso durante a evacuação, e a sensação é de que existe uma saliência, um caroço no ânus após a evacuação. Esse fenômeno é conhecido por prolapso, que é a exteriorização da hemorróida através do ânus.

O tratamento das hemorróidas pode ser clínico, com pomadas e anti-inflamatórios, que vão aliviar os sintomas, mas não fazem a hemorróida regredir.
Quando os sintomas são muito intensos e o tratamento clínico não é eficaz, a cirurgia é o tratamento para esses casos, sendo que a cirurgia pode eliminar a doença hemorroidária, diferente do tratamento clínico que apenas melhora os sintomas.

A doença hemorroidária pode voltar mesmo após o tratamento cirúrgico, independente do método utilizado, pois novos vasos sanguíneos podem se formar nessa região, formando novas hemorróidas.

Existem vários tipos de tratamento cirúrgico para as hemorróidas, desde procedimentos mais simples que podem ser realizados no consultório até cirurgias maiores que necessitam internação hospitalar, e a melhor técnica e conduta vai depender da avaliação de seu médico e do grau de comprometimento da doença hemorroidária.

O que é fissura anal?

Fissura anal é uma pequena ferida que se forma na borda do ânus, como uma rachadura na pele, e os sintomas são dor e sangramento às evacuações. Em geral, seu aparecimento está relacionado ao mau funcionamento do intestino, prisão de ventre, fezes muito ressecadas, mas pode ocorrer mesmo em indivíduos com hábito intestinal normal.

O tratamento da fissura pode ser clínico ou cirúrgico.
Na fissura aguda, aquela que apareceu há poucos dias, sem história semelhante prévia, o tratamento clínico geralmente é eficaz.
Quando ela se torna crônica e o tratamento clínico não funciona, faz-se necessário o tratamento cirúrgico.

A avaliação clínica e o exame físico detalhado são fundamentais na determinação do diagnóstico e tratamento das doenças do ânus.

O que é fístula anal?

Fístula anal é uma ferida que aparece na parte externa do ânus, em geral como um pequeno caroço do tamanho de um grão de arroz, através do qual saem pequenas quantidades de secreção, pus, às vezes gotinhas de sangue, e que não cicatriza nunca.

Geralmente, começa como um abcesso (furúnculo) na região do ânus que se rompe e forma a fístula. O abcesso tem origem nas glândulas produtoras de secreção existentes no final do reto, que se inflamam e acumulam secreção, até que se rompem espontaneamente ou por uma pequena cirurgia.

No orifício de drenagem da secreção, forma-se uma pequena ferida, que mantém um trajeto de comunicação entre a glândula e a pele. Essa ferida é uma proteção do organismo, que mantém o orifício aberto a fim de evitar que se forme novo abcesso, porém provoca o aparecimento da fístula, que não vai mais se fechar espontaneamente.

Nesses casos, há a necessidade de uma cirurgia para correção da fístula, a fistulectomia, que é a retirada da glândula comprometida e a limpeza de toda a região do abcesso, permitindo a cicatrização da pele e o fechamento da fístula.