Voltar ao inícioHome Mapa do siteMapa do Site

Cirurgia do Aparelho Digestivo

 A Cirurgia do Aparelho Digestivo consiste no tratamento das doenças do aparelho digestivo, que incluem todos os órgãos que participam do processo de digestão dos alimentos, incluindo-se portanto o esôfago, estômago, fígado, pâncreas, baço, vesícula biliar, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.

Essa especialidade é subdividida em várias sub-especialidades de acordo com o órgão ou segmento estudado, e engloba todas as especialidades descritas a seguir:

A gastroenterologia é o estudo das doenças do estômago e intestino na origem da palavra, mas comumente é utilizada para designar o especialista em doenças do aparelho digestivo.
O estudo das doenças do fígado é chamado de hepatologia.
A coloproctologia estuda as doenças relacionadas ao intestino grosso, também denominado cólon, o reto e o ânus.
A videolaparoscopia (ou laparoscopia) é uma via de acesso ao abdome onde, ao invés de se fazer grandes incisões (cortes) para a retirada ou correção de um órgão, colocam-se através de pequenos furos, uma câmera de vídeo e pequenos instrumentos (pinças, tesouras, bisturi) para se fazer a mesma cirurgia.
Uma nova sub-especialidade é a cirurgia bariátrica, reservada ao tratamento cirúrgico da obesidade, as conhecidas cirurgias para redução do estômago.
As doenças do aparelho digestivo podem ser benignas, de tratamento clínico, muitas vezes simples, como gastrite, diarréia, intestino preso, ou de tratamento cirúrgico, como hérnia de hiato, hemorróidas; e podem ser malignas, como o câncer, que pode acometer todos os órgãos do aparelho digestivo.

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

DR. ALEXANDRE SAKANO e DRA. TÂNIA SHIMODA

Localização:
Rua Bento de Andrade, 516 - Jardim Paulista
São Paulo - SP - Tel.: 11 3884-2433 / 3052-2430

e-mail: sakano@sakano.com.br

  Nipotech